Holofote
Raphael Ghanem reflete sobre impacto das redes sociais na comédia brasileira

Um dos grandes nomes da comédia brasileira na atualidade, Raphael Ghanem segue quebrando recordes e consolidando sua carreira internacional. Em Portugal, o comediante realizou 22 sessões esgotadas, passando por 9 cidades e reunindo um público total de 29.362 espectadores.
“O pessoal aqui em Portugal é muito ágil, divertido, veloz, sagaz. Qualquer brincadeira eles conseguem contornar. Eu não percebi desrespeito na rua, achei os portugueses bem acolhedores. Em todas as minhas experiências por aqui, minha equipe e eu fomos muito bem recebidos”, declarou Ghanem.
Com apresentações lotadas em 11 países, incluindo Áustria, Alemanha, Escócia, Suécia, Suíça, França, Inglaterra, Espanha e Irlanda, Ghanem tem sido recebido de braços abertos pelo público europeu.
Durante coletiva de imprensa realizada com jornalistas brasileiros, ele destacou o impacto das redes sociais na forma de consumo do humor nos dias de hoje.
“As redes sociais mudaram muito a forma como o humor é consumido hoje, principalmente no que diz respeito ao tipo de conteúdo que a gente faz. Elas ajudaram muito, mas também criaram uma expectativa de velocidade que às vezes é difícil de acompanhar. Isso fez com que o público se acostumasse a consumir conteúdo de forma mais imediata, e a gente teve que se adaptar a essa nova realidade. A internet facilitou a nossa chegada ao público, coisa que antes só seria possível com o apoio de uma grande emissora. Hoje, por exemplo, tenho um alcance de cerca de 300 milhões em uma plataforma em apenas 29 dias. Se eu tivesse esse alcance na TV, precisaria estar em um horário nobre, talvez com um programa de uma hora”, analisou o comediante.
“E o mais complicado é que a plataforma trata tudo como números. Eu posso ter investido 10 mil reais em um vídeo super bem produzido, de cinco minutos, e ainda assim um vídeo simples, como o de alguém jogando bolinha de gude, pode ter 10 vezes mais alcance. Isso pode ser frustrante, porque, no fim, tudo se resume a números. E mesmo com todo o trabalho que fazemos, as plataformas vão falar que somos importantes, mas, no fundo, o sistema tira o “like” para manipular as pessoas e depois o coloca de volta para manter o engajamento”.
Além nos palcos, Raphael também tem conquistado o universo digital. O comediante acumula mais de 9 milhões de seguidores nas redes sociais e 1 milhão de inscritos no YouTube, consolidando-se como um dos artistas mais influentes da comédia atual.